Nos últimos posts mostrei como preparar e usar a solução para ativar as paredes dos furos e torná-las condutoras. Neste post vou mostrar como preparar e usar a solução para eletrodeposição de cobre na placa com a parede dos furos já ativos.
Nos últimos posts mostrei como preparar e usar a solução para ativar as paredes dos furos e torná-las condutoras. Neste post vou mostrar como preparar e usar a solução para eletrodeposição de cobre na placa com a parede dos furos já ativos.
Existem várias formulações para esta solução que podem ser encontradas na internet, esta que vou postar é uma delas, e foi a solução com o qual eu eu obtive melhores resultados. A solução é praticamente composta por água destilada, ácido sulfúrico, e o sulfato do metal desejado para a deposição. As indústrias geralmente protegem suas formulas a sete chaves, pois dizem que é aí que está o segredo para uma eletrodeposição perfeita. Alguns usam até gelatina na formula como um agente regulador para deixar a deposição mais uniforme, outros usam polietilenoglicol, ai vai de cada um… vou postar a composição da solução que estou usando atualmente mas fique a vontade para experimentar outras e é claro compartilhar.
– Água destilada – 1000ml
– Sulfato de cobre – 106g
– Ácido Sulfúrico a 33% – 428ml (solução pronta para baterias)
– Ácido Clorídrico a 10% – 2ml
– Polietilenoglicol (PEG-1500) – 2g
Adicione primeiro a água e o sulfato de cobre. Certifique-se de que ele foi completamente dissolvido na água e então adicione o restante dos componentes seguindo a ordem da lista.
Instale todos os suportes no recipiente juntamente com os eletrodos e coloque a placa no banho lembrando de ligar o polo positivo nos eletrodos de cobre e o negativo na placa de circuito.
Use uma fonte ajustável e com capacidade de pelo menos 5A pois a solução ácida age como se o polo positivo tivesse ligado diretamente ao polo negativo (curto-circuito). Ligue a fonte com a tensão mínima e vá subindo gradativamente. Se a corrente for muito alta a eletrodeposição se tornará áspera e escura. Tente fazer com que todo o processo de deposição dure cerca de 60min para que seja o mais suave e uniforme possível.
Bom dia Ricardo, há anos procuro por esse ativador, já havia usado ele em um kit de metalizaçao em 1986, só que nunca tive a formula dele, agora acho que vai ficar tudo mais facil graças a você. Porém como tudo não e um mar de rosas, aqui na minha cidade, procurei os reagentes, e as empresas nem tem conhecimento da existência deles. Onde você conseguiu comprar?
Abraços
Glauco
Olá Glauco,
O Hidroxido de Amonio você encontra na farmácia e o usado é a solução com 10% de concentração. O Hipofosfito de Sódio ou de Cálcio você pode comprar na Merse (http://www.merse.com.br), eles entregam para todo o Brasil. O Hipofosfito de cálcio é caro, mas você pode fazê-lo conforme descrito em um dos posts.
Se tiver alguma dúvida é só entrar em contato.
Abraço e Boa sorte!
Obrigado pela prestatividade, pelo que vi em matéria de preços, fica 8x mais barato produzir o hipofosfito de cálcio do que comprar ele pronto. Mais uma dúvida, a solução que eu usei, tinha mais de 02 anos, essa também aguenta esse tempo?
Abraços
Glauco
Olá Glauco,
Não sei lhe dizer quanto tempo dura.
Ricardo, o que você usou como eletrodo?
Comprei uma barra de cobre usado para aterramentos residenciais. Cortei em pedaços de 10cm e uso eles. Antigamente eu usava retalhos de placas de circuito.
Obrigado!
Ricardo, gostaria de saber qual é a vida útil da solução depois de pronta. Você chegou a tirar alguma conclusão sobre isso?
É possível reaproveitá-la por mais vezes? Se sim, qual a melhor forma para armazenamento?
Muito obrigado.
Marcus
Este comentário foi removido pelo autor.
Olá Roberto!
Você pode encontrar maiores informações neste link: http://engenhariacaseira.blogspot.com/2013/05/como-fazer-placas-de-circuito-impresso.html
Caso tenha alguma dúvida, por favor poste aqui para que eu responderei assim que puder.
Olá!
Eu guardo minha solução em local escuro (armário) e estou usando a pelo menos 6 meses sem problemas. Ela não pode ficar exposta à luz e deve ficar em recipiente bem fechado para que a amonia nao saia da solução.
Estou tendo dificuldade de encontrar a solução de bateria com ácido sulfurico. Eu posso diluir o ácido sulfurico com agua destilada a 33%?
Boa noite Ricardo, gostaria de saber se você tem o ativador pronto para venda, se tiver me passe o preço, desde já agradeço.
Amigo o sulfato de cobre ele é aquele pentahidratado?
Sim. Lembrando que o processo de ativação que postei é para uso com eletrodeposição e não funciona com soluções que não usam energia elétrica.
Olá Ricardo!
Obrigado por compartilhar esse material e parabéns pelo trabalho.
Estava pesquisando e vi esse video mostrando uma solução bem mais tranquila para se trabalhar. Ela é baseada em Ácido Oxálico e Fosfato Trissódico. Você já chegou a tentar ou acha que essa solução pode funcionar?
O link é esse: https://www.youtube.com/watch?v=lyhQ7n5w_KA
Feliz ano novo!
Olá Bruno, como vai ?
Eu nunca testei esta solução por não ter os reagentes necessários, mas parece ser boa.
Boa tarde Bruno. Comprei todos os reagentes e não tive sucesso com esta solução. Ela ficou boa somente se usada com aço inox por baixo… para metalizar sobre outros metais não ficou boa. Além disso forma-se uma casca por cima do anodo que para de conduzir depois de algum tempo. Alguns reagentes são tão ou até mais perigosos que ácido sulfúrico. Não indico.