A alguns anos atrás, assim como várias pessoas, andei pesquisando sobre formas alternativas e eficientes para geração de energia. É quase impossível pesquisar sobre energia alternativa sem se deparar com alguns circuitos como por exemplo os circuitos de John Bedini.
Achei interessante uma de suas adaptações, o Solid State Bedini. Trata-se de um Joule Thief com algumas modificações para se carregar baterias através de pulsos. Não vou entrar em detalhes, mas este dispositivo faz uma bobina bifilar oscilar e quando o fluxo em um de seus rolamentos é interrompido, uma tensão alta (+- 200V) de baixa corrente é gerada e direcionada através de um diodo para carregar uma bateria.
Acabei montando o circuito e testei para ver se realmente funcionava. A conclusão foi que não tive benefício algum carregando baterias com ele, porém, resolvi testá-lo como gerador de pulsos para eletrodeposição. O resultado foi fantástico! Por isso achei que seria interessante para as pessoas que gostariam de experimentar eletrodeposição pulsada, mas que não conseguiram montar o gerador de pulsos com pulso reverso pela dificuldade em encontrar o microcontrolador. A construção é bem simples!
É claro que este simples gerador de pulsos não oferece tantos recursos quanto os que o gerador de pulsos com pulso reverso oferece, mas a qualidade surpreendeu.
Espero que gostem!
Layout e esquema em PDF e Gerber
NOTA: O transistor pode ser substituído pelo 2N3055 ou TIP3055. A lâmpada neon serve para proteger o transistor, porém, com o resistor R2 esta função é desativada. Nunca deixe o aparelho ligado sem carga na saída por muito tempo, isto é permitido apenas durante alguns segundos para garantir que o circuito está funcionando. Remova o resistor ou ligue o circuito somente quando a saída estiver conectada à placa onde será feita a eletrodeposição e mergulhada dentro da solução.
Este circuito não precisa obrigatoriamente de uma placa: