Como fazer placas de circuito impresso com furos metalizados e qualidade industrial, em casa – Parte 4 – Solução para a eletrodeposição de cobre

Nos últimos posts mostrei como preparar e usar a solução para ativar as paredes dos furos e torná-las condutoras. Neste post vou mostrar como preparar e usar a solução para eletrodeposição de cobre na placa com a parede dos furos já ativos.
recipiente
Nos últimos posts mostrei como preparar e usar a solução para ativar as paredes dos furos e torná-las condutoras. Neste post vou mostrar como preparar e usar a solução para eletrodeposição de cobre na placa com a parede dos furos já ativos.
 
Existem várias formulações para esta solução que podem ser encontradas na internet, esta que vou postar é uma delas, e foi a solução com o qual eu  eu obtive melhores resultados. A solução é praticamente composta por água destilada, ácido sulfúrico, e o sulfato do metal desejado para a deposição. As indústrias geralmente protegem suas formulas a sete chaves, pois dizem que é aí que está o segredo para uma eletrodeposição perfeita. Alguns usam até gelatina na formula como um agente regulador para deixar a deposição mais uniforme, outros usam  polietilenoglicol, ai vai de cada um… vou postar a composição da solução que estou usando atualmente mas fique a vontade para experimentar outras e é claro compartilhar.
 
– Água destilada – 1000ml
– Sulfato de cobre – 106g
– Ácido Sulfúrico a 33% – 428ml (solução pronta para baterias)
– Ácido Clorídrico a 10% – 2ml
– Polietilenoglicol  (PEG-1500) – 2g
 
Adicione primeiro a água e o sulfato de cobre. Certifique-se de que ele foi completamente dissolvido na água e então adicione o restante dos componentes seguindo a ordem da lista.
 
Instale todos os suportes no recipiente juntamente com os eletrodos e coloque a placa no banho lembrando de ligar o polo positivo nos eletrodos de cobre e o negativo na placa de circuito.
 
Use uma fonte ajustável e com capacidade de pelo menos 5A pois a solução ácida age como se o polo positivo tivesse ligado diretamente ao polo negativo (curto-circuito). Ligue a fonte com a tensão mínima e vá subindo gradativamente. Se a corrente for muito alta a eletrodeposição se tornará áspera e escura. Tente fazer com que todo o processo de deposição dure cerca de 60min para que seja o mais suave e uniforme possível.

18 comentários sobre “Como fazer placas de circuito impresso com furos metalizados e qualidade industrial, em casa – Parte 4 – Solução para a eletrodeposição de cobre

  1. Bom dia Ricardo, há anos procuro por esse ativador, já havia usado ele em um kit de metalizaçao em 1986, só que nunca tive a formula dele, agora acho que vai ficar tudo mais facil graças a você. Porém como tudo não e um mar de rosas, aqui na minha cidade, procurei os reagentes, e as empresas nem tem conhecimento da existência deles. Onde você conseguiu comprar?
    Abraços
    Glauco

  2. Olá Glauco,
    O Hidroxido de Amonio você encontra na farmácia e o usado é a solução com 10% de concentração. O Hipofosfito de Sódio ou de Cálcio você pode comprar na Merse (http://www.merse.com.br), eles entregam para todo o Brasil. O Hipofosfito de cálcio é caro, mas você pode fazê-lo conforme descrito em um dos posts.

    Se tiver alguma dúvida é só entrar em contato.

    Abraço e Boa sorte!

  3. Obrigado pela prestatividade, pelo que vi em matéria de preços, fica 8x mais barato produzir o hipofosfito de cálcio do que comprar ele pronto. Mais uma dúvida, a solução que eu usei, tinha mais de 02 anos, essa também aguenta esse tempo?

    Abraços

    Glauco

  4. Ricardo, gostaria de saber qual é a vida útil da solução depois de pronta. Você chegou a tirar alguma conclusão sobre isso?
    É possível reaproveitá-la por mais vezes? Se sim, qual a melhor forma para armazenamento?
    Muito obrigado.
    Marcus

  5. Olá Ricardo!

    Obrigado por compartilhar esse material e parabéns pelo trabalho.

    Estava pesquisando e vi esse video mostrando uma solução bem mais tranquila para se trabalhar. Ela é baseada em Ácido Oxálico e Fosfato Trissódico. Você já chegou a tentar ou acha que essa solução pode funcionar?

    O link é esse: https://www.youtube.com/watch?v=lyhQ7n5w_KA

    Feliz ano novo!

    • Boa tarde Bruno. Comprei todos os reagentes e não tive sucesso com esta solução. Ela ficou boa somente se usada com aço inox por baixo… para metalizar sobre outros metais não ficou boa. Além disso forma-se uma casca por cima do anodo que para de conduzir depois de algum tempo. Alguns reagentes são tão ou até mais perigosos que ácido sulfúrico. Não indico.

Deixe um comentário

Voltar