Melhorias no processo de ativação dos furos para a metalização. (Swell-And-Etch)

Pessoal, estou atualmente testando uma solução totalmente química para a metalização dos furos da PCB. A novidade é que o catalizador não usa paládio e sim um outro metal mais em conta. Assim que eu terminar os testes e se os resultados forem positivos, postarei aqui todo o processo bem como a fórmula das soluções usadas.
No processo de metalização química, é necessário preparar a superfície dos furos tornando porosa e para isto atualmente estou usando um método fácil e eficiente chamado “swell-and-etch”. Trata-se de amolecer a superfície do epoxi usando um solvente como a acetona e depois remover a parte amolecida usando uma solução forte de permaganato de potássio ou metanol.
O fato é que decidi pegar uma dessas placas que passou pelo processo “swell-and-etch” e ativei com a solução de hipofosfito de cobre. Para a minha surpresa a aderência ficou muito boa e a metalização perfeita!
Caso alguém queira fazer o teste, procure alguma solução a base de acetona na farmácia com concentração de pelo menos 50% e deixe a placa já furada em molho por 15 minutos com o recipiente fechado para que a acetona não evapore. E seguida, retire a placa e tire o excesso de acetona e mergulhe a placa em uma solução com 100ml de água e 1g de permanganato de potássio e deixe por mais 15 minutos. Retire e enxague com metanol ou água. Depois disso é só fazer o processo de ativação normalmente.
O permanganato de potássio pode ser encontrado em farmácias em cartelas com 10 comprimidos de 100mg cada, totalizando 1g por cartela. Mantenha este produto longe da glicerina, pois o permanganato de potássio reage com a glicerina produzindo fogo.

21 comentários sobre “Melhorias no processo de ativação dos furos para a metalização. (Swell-And-Etch)

  1. Que ótima notícia Ricardo,

    Estou ansioso pra saber mais informações sobre este processo e sobre os resultados que você está obtendo.

    Não conhecia este processo "swell-and-etch", parece realmente eficiente. Ele é utilizado inclusive no processo de metalização de plásticos.

    Um abraço,

    Alan

  2. Boa noite Ricardo,
    Você sabe como fazer galvanoplastia, quais produtos químicos que usa pra fazer por exemplo cromatização amarela, ou os outros tipos de eletrodeposição em materiais metálicos? Pergunto pois vendo seus post, vi que tens bastante afinidade com química.
    Esses dias comprei de vc o dry-film e a mascara de solda, ótimos produtos, só estou aguardando agora vc colocar a venda os outros kits para metalização dos furos.
    Parabéns pelo blog. Abraço

  3. Ricardo, olhei no site da Romaf e tem este outro filme, também recomendado para fotolitos que está disponível em folhas A3 ou A4:

    "Clear Filme Ink Jet
    Filme de Poliéster Clear com tratamento (primer) em uma das faces.
    Ideal para confecção de negativos/fotolitos.
    Formatos: Rolos com 1520 mm – 1300 mm – 1240 mm – 914 mm – 620 mm de largura por 30 mt de comprimento, ou em Caixas A4 e A3 com 50 folhas"

    Valeria fazer um teste. Eu tenho uma Epson com cartuchos recarregáveis e já uso uma tinta com pigmento fotográfico. Vou tentar comprar uma caixa desse filme e fazer uns testes. Depois eu informo os resultados.

  4. A lista é esta correcto ?

    Água destilada…………………………………….: 50,5 ml
    Metanol……………………………………………..: 948,0 ml
    Hipofosfito de Sódio Monohidratado………: 18,32 g
    Cloreto de Cálcio Dihidratado……………….: 12,71 g

    Posso substituir o Metanol por outro componente?
    Alem de altamente inflamavel não é mt facil por aqui

    Obrigadão

  5. Isso mesmo… você pode trocar o metanol por etanol, mas não pode ser o de posto. Caso use o etanol, tente achar o 95%, que tem 5% de água. Neste caso use 1L de etanol 95% e não coloque água pois ele já tem a quantidade necessária.

  6. Boas José,

    Em Portugal consegues arranjar tudo, inclusive o hipofosfito de cálcio. Vai a http://www.mdl.pt/ eles tem tudo o que necessitas. Tens de esperar algum tempo pelos produtos mas tem tudo.
    Eu estou a aguardar por todos os produtos para fazer a solução activadora e a solução para a eletrodeposição.

Deixe um comentário

Voltar